Pilates durante a gestação

Pilates durante a gestação

Muito se diz sobre Exercício Físico durante a gestação, mas você sabe realmente quais os benefícios e recomendações para que a futura mamãe continue ou inicie esses exercícios?

Sabemos que o corpo da mulher passa por diversas mudanças físicas e hormonais durante a gestação, e que essas mudanças precisam de maior atenção e cuidado. Essas mudanças podem trazer certo desconforto para as futuras mamães e é aí que o Pilates entra como grande aliado amenizando as grandes alterações estruturais pelas quais a mulher está passando. As aulas para gestantes não precisam passar por grandes ajustes, e lembramos que não há exercícios proibidos, mas podemos evitar alguns exercícios que causem desconforto para a gestante, pois consideramos as diferenças entre cada mulher e cada gestação.

Nós focamos a aula no período gestacional e periodizamos as aulas conforme cada trimestres (três trimestres), pois cada um deles traz mudanças diferentes para o corpo da mulher. Lembrando que existem exercícios que são trabalhados durante todo o período gestacional, como o fortalecimento do assoalho pélvico.

Além da melhora na parte física, podemos afirmar que o exercício físico também melhora a parte hormonal. Durante a prática de qualquer tipo de exercício físico liberamos hormônios em nosso corpo e entre eles está a endorfina, e este hormônio está ligado ao prazer e ao bem estar, assim melhorando e estabilizando a condição da gestante.

O Pilates, assim como o Treinamento Funcional, traz benefícios para as gestantes, ambos exercícios físicos ajudam na preparação do parto e também na recuperação do pós parto, pois esses exercícios nos ajudam a atingir um corpo mais preparado e fortalecido corretamente. Abaixo listamos alguns dos benefícios.

  • Maior controle do ganho de peso;
  • Melhora as dores e desconfortos nas costas;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Melhora a respiração;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Melhora o humor.

Lembramos que qualquer exercício físico deve ser liberado pelo seu médico. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco que conversaremos com você!