Cicatrizes Hipertróficas e Queloide

Durante o processo de cicatrização, seja após uma cirurgia ou de um corte mais profundo na pele, o resultado pode ser afetado pelo aparecimento de um queloide – uma sequela inestética e que incomoda, principalmente quando aparece em regiões mais expostas.

Queloide é uma cicatriz imperfeita que surge por uma resposta cicatricial intensa do organismo, que extrapola os limites de um dano cutâneo ocasionado por uma inflamação, queimadura ou incisão cirúrgica. Ocorre com mais frequência em fototipos IV, V e VI (negros americanos e asiáticos) do que em  caucasianos.

O queloide aparece como um inchaço endurecido, róseo, com coceira, por vezes dolorosa, localizado na região onde foi realizada a incisão cirúrgica ou não. Muitas vezes, esse tipo de cicatriz pode ocorrer em qualquer lugar do corpo, como nos lóbulos da orelha, ombros, região peitoral e tronco superior, mas raramente se desenvolve nas mãos, pés, axilas ou couro cabeludo. Um exemplo: um mesmo indivíduo, com ferimento localizado na mão pode não desenvolver o queloide, enquanto que no abdome ele pode aparecer de forma bem intensa. Isso ocorre devido às características da pele de cada região, como espessura, pigmentação, quantidade de colágeno, presença de glândulas e pelos, entre outras.

Os tratamentos a laser não ablativos costumam dar bons resultados na melhora da aparência de cicatrizes.

Tratamentos indicados:

Laser Fracionado
Microagulhamento