Toxina Botulínica, o procedimento estético que ameniza rugas e linhas de expressões

Toxina Botulínica
  1. Quais riscos podem ser provenientes da utilização da toxina botulínica?

Todos procedimentos médicos e estéticos podem oferecer riscos à saúde desde que o profissional não seja treinado para o procedimento ou a indicação seja inadequada, como por exemplo as gestantes não devem fazer este procedimento. A pergunta que fica é: “Posso contrair botulismo após este procedimento? ”. A resposta é simples, botulismo é uma intoxicação causada pela bactéria Clostridium botulinum, que pode ser transmitida pelo solo e/ou alimentos contaminados e malconservados, quando a bactéria está viva naturalmente. O risco de contrair intoxicação após o procedimento não existe, pois todo o material utilizado para o procedimento estético é industrializado, purificado e usado em pequenas quantidades seguindo protocolos rigorosos de tratamento, pautada pelo uso da “mínima dose efetiva” de toxina botulínica.

  1. Como a toxina age e quais são as indicações do tratamento estético?

As rugas surgem naturalmente na face devido ao envelhecimento e outros fatores, um fator imprescindível para o surgimento das temidas rugas é a contração muscular do rosto, que formam as famosas “linhas de expressão”. Há pessoas que tem o hábito de franzir a testa ao se expressar, mas com o passar do tempo essa contração dos músculos da região geram vincos horizontais na pele. O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos, que são resultado da tensão gerada quando sorrimos ou forçamos a vista.

Este procedimento é indicado para suavizar rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas), os pés de galinha e o famoso bigode chinês. O mais recomendado é o preenchimento facial, pois é uma região de bastante movimento e não é possível atuar na musculatura sob pena de deixar o rosto paralisado.

A toxina botulínica, quando injetada na área desejada age como um bloqueador neuromuscular, bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular. Esse bloqueio apesar de ser irreversível é temporário, pois o organismo trata de construir novas vias de transmissão depois de algum tempo. Nas linhas de expressão, o benefício se dá de duas maneiras: De forma preventiva: como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado o botox; e de forma reparativa: como o botox tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.

  1. Quanto tempo dura o efeito do tratamento estético?

Após a aplicação do botox, o efeito começa a ser notado de 2 a 5 dias após o procedimento, porém esse tempo pode variar para paciente. A duração também varia por paciente, porém a aplicação para rugas costuma durar de 4 a 6 meses e o efeito da aplicação para redução do suor pode durar até 1 ano.

  1. O tratamento estético pode causar perda de expressão facial?

O uso de doses excessivas pode causar certa perda de expressão, que será revertida com o tempo, porém se aplicada por profissionais competentes esse risco é bem menor. O uso frequente da substância não provoca perda da expressão.

  1. Este tratamento elimina rugas ou apenas as previne?

A intenção do uso da toxina botulínica é de evitar a movimentação intensa e contínua na região provoque rugas, sendo assim o método pode ser tanto para corrigir, quanto para preveni-las. Então a aplicação da toxina botulínica para em grupos musculares que se contraem de maneira repetitiva corrige a marca ou o vinco produzido em função dessa movimentação repetitiva. Quando o rosto do paciente é estudado por um profissional competente, ele consegue entender que determinados movimentos podem, no futuro, levar a formação de rugas ou marcas de expressão, sendo assim ele utiliza este procedimento para prevenir a formação das mesmas.

  1. Indicações do procedimento estético

Não há idade especifica para a realização do procedimento, porém o bom senso diz que é melhor após os 25 anos ou quando as rugas de expressão começam a incomodar. Lembrando que o tratamento não dever ser feito em grávidas, nem em mulheres que amamentam. Este procedimento é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias (ou ainda pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular) não devem ser tratados com a substância.

  1. Que profissional devo procurar para fazer este procedimento estético?

Dermatologistas e cirurgiões plásticos são os profissionais mais preparados para aplicar o tratamento estético com botox. Nunca deixe de checar a formação e certificação de seu médico antes de se submeter a este procedimento.

Tem alguma dúvida ou quer contar sua experiência sobre este procedimento?

Então deixe seu comentário que responderemos em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *