Luz Intensa Pulsada

A luz intensa pulsada apresenta diferentes comprimentos de onda (luz) e age seletivamente na estimulação do colágeno e sobre pigmentos – melanina (pele e pelos) e hemoglobina (vasos). São usados filtros diferentes para cada finalidade e o resultado, que é gradual, já pode ser percebido logo após a primeira sessão. O tratamento pode ser feito em todas as regiões do corpo, é bem tolerado e não requer afastamento das atividades diárias.

Na fotodepilação, o calor desta luz é absorvido pela melanina presente no pêlo, provocando um superaquecimento do folículo piloso e das células germinativas que ficam ao seu redor, destruindo assim folículo e os vasos que nutrem.

O fotoenvelhecimento é a ação do sol sobre o envelhecimento natural da pele, degeneração da epiderme e da derme, com consequente aparecimento de manchasrugas, flacidez e sulcos.
É possível obter uma melhora do envelhecimento facial, diminuindo manchas e melhorando a superfície da pele através da LIP, como age sobre os pigmentos da pele escuros e vermelhos, elimina vasos e manchas e melhora o colágeno dérmico.

Na acne ativa a Luz Intensa Pulsada usa principalmente o calor e da luz (correspondente para os espectros da luz vermelhos e azuis) para remover a acne. A bactéria Propionobacterium acne produz uma molécula chamada porfirina. A luz intensa pulsada reage com a porfirina que, produz radicais livres ou compostos oxigenados que atacam e matam as bactérias sem causar dano ao tecido adjacente.