A celulite, cientificamente chamada de fibroedemagelóide, é um espessamento não inflamatório da camada subdérmica  pelo acúmulo de gordura sob a pele, em regiões do corpo, causando o aspecto ondulado e disforme, que acomete quase que exclusivamente as mulheres, sendo muito comum nos dias de hoje. Infelizmente, a celulite ainda não tem cura, mas existem diversas formas de tratamento, que podem melhorar significativamente o aspecto da “casca de laranja”.http://www.dreamstime.com/stock-photo-slim-body-image12216710

Na celulite há uma retração das fibras internas que se prendem aos músculos. Devido ao aumento de volume e retenção de líquidos, ocorre a má circulação nas áreas afetadas.
As células adiposas (gordurosas) agrupam-se e comprimem os vasos sanguíneos, impedindo a circulação linfática favorecendo o inchaço.
Pode-se caracterizar a celulite pressionando com os dedos parte do corpo e aparecendo marcas na pele; em graus mais avançados nota-se a presença de nódulos, furos profundos e dores ao tocar.

Causas da Celulite

Sabe-se que, há a uma junção de vários fatores desencadeantes; ela pode vir de problemas: Endócrinos e Hormonais, Genéticos, Alimentares, Metabólicos, Psicológicos e Mecânicos (sedentarismo).

Concept skincarePsicológicos: O estresse e insônias frequentemente colaboram no aparecimento da celulite.
Mecânicos: A falta de exercícios físicos deixa deficiente a circulação e piora o efeito ” casca de laranja”.
Genéticos: A Celulite é hereditária.
Endócrinos e Hormonais: Na mulher, há maior possibilidade de acumulação da celulite. Acontece durante a adolescência, período pós-parto e na menopausa.
Alterações hormonais são uma das causas, estudos recentes indicam que os tecidos da pele tem uma grande sensibilidade à foliculina, um hormônio feminino produzido pelos ovários. Esta é uma razão pelo o qual os homens não sofrem deste desconforto.
Metabólicos: A prisão de ventre é um fator que atrai a Celulite, sendo que a função do fígado e dos intestinos é de neutralizar as substâncias tóxicas.
Alimentares: Os alimentos com alto teor de açúcar, gorduras, sal, cafeína e álcool, estes agravam a celulite.

A celulite é muito mais comum em mulheres do que em homens. Estima-se que até 90% das mulheres sofram com esse problema em algum grau.

Tratamentos Eficazes e Soluções Estéticas

Quando a celulite já está numa fase mais desenvolvida, somente o tratamento estético pode resolver o problema.
As técnicas de tratamento melhoram a circulação, destroem os nódulos celuliticos e fazem o nivelamento da superfície.
Os principais tratamentos variam de acordo com tipo de grau da celulite, entre eles podem ser indicados: endermologia, manthus, drenagem linfática manual, intradermoterapia (mesoterapia), massagem modeladora e carboxiterapia.

Como Prevenir

– Diariamente, após o banho, massageie com movimentos leves e circulares as pernas, coxas e até mesmo os braços, com creme anticelulite. Esse processo serve para mobilizar os líquidos acumulados;

– Prefira saltos baixos, o uso de salto alto dificulta a circulação;

– A natação e a hidroginástica são as atividades especialmente aconselhadas no combate à celulite, porque trabalham toda a musculatura, além de massagear os tecidos;

– Sempre que puder, coloque as pernas para o alto, flexione e estenda os dedos dos pé e movimente-os, para facilitar o retorno venoso;

– Quando ficar muito tempo em pé ou sentada, descanse um pouco com as pernas para cima;

– Prefira as peças folgadas e confortáveis. Roupas justas também prejudicam a circulação;

– Aumente a ingestão de frutas e vegetais crus e cozidos;

– Troque frituras por assados ou cozidos;

– Evite consumir açúcar refinado;

– Evite sal em excesso, pois favorece o edema, fator importante no processo da celulite;

– Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas em geral;

– Evite cigarro, a nicotina e o alcatrão

– Beba bastante água, para ajudar a eliminar as toxinas;

– Coma alimentos ricos em fibras (cereais integrais, frutas, verduras), a fim de melhorar seu hábito intestinal.

 

Agende sua avaliação