Avaliação antopométrica

A avaliação antropométrica é um método para avaliar a composição corporal do indivíduo, ou seja, saber que componentes somados influenciam a massa total de cada pessoa.
Existem diversos protocolos de avaliação, muitas formas de encontrar a tal porcentagem de gordura, porém, este parâmetro é muito vago, e nem sempre encontrado da maneira ideal.
Neste modelo de avaliação conseguimos identificar de forma indireta o valor absoluto das Massas Óssea, Adiposa, Muscular, Residual e Cutânea, sendo assim, seu resultado aproxima-se mais do real. A técnica é aplicada por um membro nível 2 da International Society for the Advancement of Kinanthropomety (ISAK), a mais importante instituição deste segmento no mundo.

A avaliação antropométrica é uma ferramenta muito aplicável para diversos fins. Com esta avaliação podemos averiguar as mudanças reais que acontecem em nosso corpo.
Durante um processo de emagrecimento, por exemplo, podemos monitorar a diminuição da Massa Adiposa e a manutenção da Massa Muscular.
Podemos utilizar também para averiguar os efeitos do envelhecimento, a perda de Massa Muscular e óssea que é de extrema importância para um envelhecimento saudável.
Durante o crescimento de uma criança / adolescente, é possível acompanhar e monitorar seu desenvolvimento.
E também para atletas de modalidades específicas, um bom protocolo de avaliação servirá como ótimo parâmetro de planejamento.